2584

Prefeitura Municipal de Laje

Pular para o conteúdo

Perguntas Frequentes

Nesta seção o cidadão encontra as respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

  • QUEM ADMINISTRA O GINÁSIO DE ESPORTES?

    A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, sob coordenação do departamento de esporte de quadra (coordenador) Nailton de Castro Freitas e equipe.

  • QUAL O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO GINÁSIO DE ESPORTES E QUADRAS EXTERNAS?

    O Ginásio de Esportes funciona a partir das 07:00h até as 22:00h. Já a Quadra Municipal, na rua Leonel Brito, funcionam das 08:00hs até as 22:00h. Obs.: As quadras poliesportivas situadas nas localidades (Arco ires, Itaparica, Km 06, Entroncamento de Laje, Cruzeiro e Engenheiro Pontes) estão sobre responsabilidade das respectivas comunidades, e a quadra da Escola Municipal Antonio Carlos Souto é de uso do próprio Colégio.

  • QUEM ADMINISTRA O ESTÁDIO RUI JOSÉ DE ALMEIDA?

    A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, sob coordenação do departamento de esporte de campo (coordenador) Reginaldo Reis Maia dos Santos e equipe.

  • QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA PEDIR UM HORÁRIO PARA USAR AS QUADRAS EXTERNAS?

    O interessado deve entrar em contato com o departamento de esporte de quadra (coordenador) Nailton de Castro Freitas e equipe.

  • QUAIS OS PRINCIPAIS EVENTOS QUE A SECRETARIA APOIA?

    Campeonatos de interbairros, Jogos estudantis, Corridas rústicas da Emancipação, Campeonato amador de bairros de Futsal, Copa Rural de futebol de Campo, Artes marciais, Campeonato de futsal com todas as categorias, MotoCross, Basquete, Vôlei, Handebol.

  • POSSO TER ACESSO AOS EDITAIS DA PREFEITURA?

    Sim, você pode se dirigir ao Setor de licitação, no endereço: Praça Raimundo José de Almeida, nº 01, Centro - Laje - Bahia - CEP: 45490-000, ou acessar a página do Diário Oficial do Município: https://io.org.br/ba/laje/diarioOficial onde estão dispostos todos os editais.

  • O QUE É O CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE (CNS)?

    O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que facilita a utilização do Sistema Único de Saúde por parte dos residentes no Brasil e usuários do SUS na rede de atenção do país, identificando-o através de uma numeração nacional. O Cartão Nacional de Saúde é válido em todo território brasileiro. O Cartão Nacional de Saúde é também a chave de acesso à área restrita do Portal de Saúde do Cidadão. O número que consta no Cartão Nacional de Saúde, será a identidade do usuário para o SUS, tem validade nacional e todos os atendimentos realizados serão registrados e vinculados a este número.

  • O QUE É VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

    É um órgão que trabalha em favor da comunidade e tem por objetivo eliminar e prevenir doenças promovendo saúde, através do desenvolvimento de atividades educativas, fiscalizadoras e punitivas.

  • ONDE ATUA A VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

    Em estabelecimentos que produzem, comercializam e distribuem alimentos, tais como: supermercados e restaurantes; Estabelecimentos de interesse da saúde, tais como: creches, abrigos, academias de ginástica, clubes sociais, salões de beleza, mortuárias, cemitérios, dentre outros; Estabelecimentos que comercializam e distribuem medicamentos, cosméticos, saneantes e correlatos, tais como: casa de produtos químicos e drogarias; Serviços de saúde, tais como: clínicas e consultórios; Outros agravos a saúde e ao meio ambiente.

  • POR QUE É PERIGOSO O COMÉRCIO DE BOTIJÃO DE GÁS EM MERCEARIAS, PADARIAS E RESIDÊNCIAS?

    Porque são locais que não atendem as condições mínimas de segurança estabelecidas pela legislação e expõem a comunidade local ao risco de explosões.

  • QUANDO PODEMOS IDENTIFICAR SE UM PRODUTO É CLANDESTINO?

    O produto clandestino é aquele de origem desconhecida, sem licença do órgão fiscalizador competente, apresentando graves problemas de qualidade, principalmente relacionado às questões higiênicas, de composição e rotulagem.

  • POR QUE É PERIGOSO USAR OU CONSUMIR PRODUTOS CLANDESTINOS?

    Porque os produtos clandestinos oferecem riscos à saúde do consumidor, a exemplo da carne clandestina que é produzida em ambientes inadequados, sem a fiscalização de profissional competente, podendo causar doenças como cisticercose, tuberculose, brucelose, toxoplasmose, hepatites, raiva, dentre outras.

  • POR QUE É PERIGOSO COMER ALIMENTOS VENCIDOS?

    Porque os produtos têm a sua qualidade assegurada pelas fábricas quando determinam os prazos de validade, portanto se um produto está vencido pode estar deteriorados e causar doenças.

  • OS CEMITÉRIOS TAMBÉM SÃO INSPECIONADOS PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA? O QUE É OBSERVADO?

    Sim, observamos a conservação dos túmulos, a higiene do local e as condições de trabalho para os coveiros, como a presença dos Equipamentos de Proteção Individual, dentre outros requisitos.

  • QUAIS OS PERIGOS QUE UM TANQUE DE ÁGUA DESCOBERTO PODE CAUSAR?

    A falta de cobertura no tanque facilitará o acesso de pardais, urubus e lagartixas,além da evaporação do cloro, favorecendo a proliferação de algas, bactérias, mosquito da dengue, muriçocas e outros insetos.

  • O QUE PODE OCORRER AO SE UTILIZAR ÁGUA PARA O CONSUMO HUMANO SEM TRATAMENTO?

    A água sem tratamento pode estar contaminada e ocasionar doenças para usuários,como esquistossomose, cólera, dermatites, febre tifóide, hepatite, verminoses, dentre outras.